sábado, 15 de dezembro de 2012

O que é a Enfermagem?


Achei que ficaria bem se começasse este documento por explicar o meu ponto de vista sobre a profissão em que me decidi aplicar.

O que é a Enfermagem? Bom, posso começar por dizer que é a arte de cuidar de um ser humano debilitado, mas estaria a dar uma opinião incompleta! É uma ciência que promove, previne, reabilita e recupera a saúde do individuo. E, para mim, para além de ciência, é uma arte que cura. Porquê? Porque é o Enfermeiro quem presta os primeiros cuidados, quem acalma e pacifica o doente. É com ele que o doente tem contato direto, é a ele que faz confidências e é nele que deposita toda a sua confiança. Para além de um “promotor do bem-estar”, o Enfermeiro é um amigo e um confidente, alguém uma personalidade e um temperamento que permite mudar a vida de muitos, através de palavras e ações.        

Como opinião de alguém externo, escolhi o meu marido, e perguntei-lhe o que era, na opinião dele, os conceitos de Enfermagem e Enfermeiro. Respondeu-me que a Enfermagem seria a primeira resposta para com um doente, efetuando os cuidados básicos mas muitas vezes fundamentais. Disse-me também que, para ele, um Enfermeiro é o elo de ligação entre o médico e o doente, providenciando os cuidados primários.
Penso que ficaram respondidas as questões, concluindo-se então que a enfermagem é o dom e o privilégio de cuidar de alguém doente, tendo o enfermeiro um papel ativo no processo de reabilitação do indivíduo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário