quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Escola de Enfermagem do Hospital de Santa Maria


Quando abriu o Hospital Escola de Lisboa criou-se também a Escola de Enfermagem do Hospital de S. Maria, que foi inaugurada em 8 de Dezembro de 1957. Após a inauguração do novo Hospital Escolar de Lisboa, tornou-se evidente a necessidade de preparação de enfermeiros e outros técnicos de saúde para manter o seu funcionamento. Assim, iniciou-se a formação de cinco cursos: formação em enfermagem, técnicos paramédicos como dietistas, técnicos de radiologia, técnicos de análises clínicas e técnicos de anatomia patológica. Na década de 1960 foram extintos os cursos mencionados e a escola passou-se a dedicar-se exclusivamente à formação em enfermagem.
Tendo em conta que havia uma escassez de enfermeiros a fundação Calouste Gulbenkian interessou-se por este assunto e resolveu dar a possibilidade à escola de enfermagem do Hospital de Santa Maria de ter melhores condições para formar enfermeiros. Assim, a fundação financiou a construção e apetrechamento de uma grande escola de enfermagem junto do Hospital de Santa Maria juntamente com o Lar das Alunas (Residência atual). O financiamento da construção da escola e da residência deu-se em 1968, com o valor de 15 600 contos. O atual conjunto de edifícios foi inaugurado em 11 de Outubro de 1972, passando a escola a ser chamada Escola de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa.
Em 1989, após a integração do ensino de enfermagem no Ensino Superior Politécnico, a escola passou a chamar-se Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa. A partir desta data, a formação inicial de enfermagem efetuada na escola passou a conferir o grau de bacharelato.
Em 1997 foram iniciados na Escola os Cursos de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Estes cursos funcionaram apenas uma vez com dezasseis alunos cada.
Em 1999, foi instaurado o curso de licenciatura em Enfermagem que dava aos estudantes o grau académico de licenciado. Neste mesmo ano, foram criados cursos de Complemento de Formação em Enfermagem e o Ano Complementar de Formação para conceder o grau de Licenciado aos Bacharéis em Enfermagem e aos estudantes que frequentaram o Curso de Bacharelato.
A 21 de Julho de 2004 a escola viu-se envolvida no processo de fusão das quatro escolas públicas de Lisboa, com vista à criação da designada Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
A partir do ano letivo 2008/2012 passou a funcionar a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, tendo-se concluído a fusão das quatro escolas (Escola Superior de Enfermagem de Artur Ravara, Escola Superior de Enfermagem Francisco Gentil, Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian e a Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende).


Sem comentários:

Enviar um comentário