domingo, 17 de fevereiro de 2013

BETTY NEUMAN


Nasce em 1924, em Ohio. Filha de um pai agricultor e uma mãe que trabalha na quinta, desenvolve um certo gosto pelo campo, onde a pobreza é maior, o que lhe permite adquirir compaixão por pessoas com necessidades.
Completa a sua formação em enfermagem, em 1947, na Peoples Hospital School of Nursing e muda-se para Los Angeles. Aqui, trabalha em variados serviços de enfermagem, tais como a prestação direta de cuidados e como enfermeira chefe, escolar e do trabalho. Envolve-se no ensino clínico em diversas áreas como a médico cirúrgica, a doença transmissível e os cuidados intensivos. Dado o seu interesse pelo comportamento humano, especializa-se em saúde pública e psicologia na UCLA, concluindo em 1957 o seu bacharelato e mais tarde ainda, em 1966, o mestrado em Saúde Mental. Tira o doutoramento em psicologia clínica, em 1985.
Neuman torna-se pioneira da enfermagem ao tornar a profissão abrangente à saúde mental, tendo desenvolvido também um programa de saúde mental comunitária para enfermeiras ao nível do pós mestrado.
Em 1970, concebe o modelo por que é conhecida, Modelo de Sistemas, inicialmente desenvolvido para integrar a compreensão dos alunos sobre as variáveis do cliente que expandem a enfermagem para além do modelo médico, tendo-o publicado só em 1972.
Atualmente, Betty Neuman exerce no privado, como terapeuta clínica do casamento e da família licenciada, enfatizando o aconselhamento cristão. Lidera ainda um grupo de apoiantes do seu modelo e é consultora internacional de escolas e agências da prátrica de enfermagem que adotaram o seu modelo.

FONTES TEÓRICAS
Neuman concebeu o modelo partindo de teorias seguras em vez de partir da investigação em enfermagem. Sintetiza e engloba conhecimentos de diversas disciplinas e teorias filosóficas, bem como a sua especialização em enfermagem de saúde mental. O seu modelo considera os organismos vivos enquanto sistemas abertos e baseia-se na teoria geral dos sistemas, que afirma que todos os elementos, organizados complexamente, estão em interação.
O Modelo de Sistemas apoia-se na teoria de Gestalt, que defende o conceito de homeostasia como sendo o processo através do qual um organismo mantém o seu equilíbrio, ou seja, se mantém saudável. Para isso, é preciso cada indivíduo satisfazer as suas necessidades (processo de adaptação) pois estas podem perturbar a harmonia do organismo, tornando-se um processo dinâmico e contínuo, por estar em constante actualização. Uma vez quebrado este equilíbrio, surge a doença e, consequentemente, a morte como falha da doença enquanto processo compensatório.
Betty Neuman baseou também o seu modelo nas perspectivas de deChardin e Marx que sugerem que os padrões do todo influenciam as propriedades das partes. Utilizou também a noção de stress, de Selye, como resposta não específica do corpo a qualquer pedido que lhe seja feito, aumentando a necessidade de reajustamento. Tensão esta causada por stressores, podendo ser estes positivos ou negativos.
Por fim, a teórica adapta ainda o conceito de níveis de prevençao do modelo de Caplan, relacionando-os com a enfermagem. Segundo Neuman, existem três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. A primária envolve a redução da possibilidade do organismo enfrentar o stressor, enquanto a secundária e a terciária são utilizadas depois do confronto do organismo com o stressor, sendo a secundária responsável por minimizar o efeito do mesmo através do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz dos sintomas da doença e a terciária, responsável pela redução dos seus efeitos residuais depois do tratamento.

CONCEITOS
Abordagem da totalidade do cliente – O modelo de Neuman é uma abordagem de sistemas dinâmica e aberta o cuidar do cliente que permite uma  maior compreensão com cliente em interação com ao ambiente. Enquanto sistema, o cliente pode ser considerado como pessoa, família, grupo, comunidade ou assunto.
Totalidade – O cliente é visto como um todo, cujas partes estão em interação. São consideradas todas as variáveis que afectam o sistema do cliente psicológico, fisiológico, sociocultural, de desenvolvimento e espiritual.
Sistema aberto – Caracterizado pelas trocas de energia de informação dentro da sua complexa organização, cujos componentes básicos são o stress e a reacção do organismo ao mesmo.
Ambiente – Engloba as forças externas e internas que afetam e são afetadas pelo cliente.
Negentropia – Processo de utilização de energia para progressão no sentido da estabilidade e bem-estar.
Entropia – Processo oposto à negentropia em que ocorre um esgotamento de energia, deslocando o sistema para a doença ou possível morte.
Stressores – Estímulos produtores de tensão. Podem ser inter, intra ou extrapessoais.
Bem-estar – Ocorre quando todas as partes do cliente funcionam em harmonia.
Doença – Resultado na não satisfação das necessidades do sistema, ocorrendo desarmonia entre as partes do mesmo.
Linha de defesa normal – Representa um estado de estabilidade para o organismo e funciona como padrão, permitindo detectar os desvios do habitual bem-estar.
Linha de defesa flexível – Dinâmica e passível de se alterar num curto espaço de tempo, é caracterizada por ter a função de proteção para impedir o avanço dos stressores para além da linha de defesa normal.
Linhas de resistência – Representam os factores de recurso que ajudam o cliente a enfrentar um stressor.

PRESSUPOSTOS
Enfermagem – Betty Neuman acredita que a enfermagem se refere à totalidade da pessoa, é “uma profissão única na medida em que está relacionada com todas as variáveis que afetam a resposta do indivíduo ao stress”.
Pessoa – O modelo de Neuman encara a pessoa enquanto cliente que pode ser considerado como indivíduo, família, grupo, comunidade ou questão-social. O sistema do cliente é dinâmico e está em constante mutação, possuindo inter-relações entre factores fisiológicos, psicológicos, socio-culturais, espirituaise de desenvolvimento.
Saúde – Segundo Neuman, “o bem-estar ou a estabilidade optimal indica que  as necessidades do sistema total estão a ser satsfeitas. Um reduzido estado de bem-estar é o resultado da não satisfação das necessidades do sistema. O cliente encontra-se numa dinâmica quer de bem-estar, quer de mal-estar, numa qualquer altura”, ou seja, a teórica vê a saúde como uma ligação do equilibrio ao desiquilibrio estando em constante alteração.
Ambiente – Um dos fenómenos básicos do Modelo de Sistemas, juntamente com a pessoa, mantendo ambos uma relação recíproca entre eles. O ambiente é definido como “todos os factores internos e externos que rodeiam ou interagem com a pessoa”, sendo o stressor um conceito importante para este pressuposto. Betty identifica três ambientes: interno, intrapessoal contendo todas as interações dentro do cliente; externo, interpessoal e extrapessoal com todas as interações que ocorrem fora do indivíduo; criado, inconscientemente criado e desenvolvido pelo cliente para lidar com a ameaça do stressor.


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