segunda-feira, 27 de maio de 2013

Principais Conceitos



Conceito de Pessoa:
Virgínia Henderson definia pessoa como um ser humano que é composto por uma componente biológica, psicológica, social, cultural e espiritual. Esta via o doente como um indivíduo que precisa de assistência para obter saúde e independência ou a morte pacífica. Considera que o corpo e a mente são inseparáveis e que o doente e a sua família são vistos como uma unidade. Refere-se aos humanos como um todo completo (visão holística) possuidor de necessidades básicas incluídas nas catorze componentes, pelo que essas necessidades são satisfeitas de forma individual, sem que se repita de pessoa para pessoa.
É vista como sujeito activo responsável pela sua própria saúde, que participa nas decisões e no alcance das suas metas.
Conceito de Saúde:
Henderson não apresentou a sua definição de saúde. Mas nos seus escritos, equiparou saúde a independência. Via a saúde no que concerne a capacidade do doente desempenhar as 14 componentes dos cuidados de enfermagem, sem auxílio. Ela diz que “é a qualidade da saúde e não a própria vida, a margem de vigor mental/físico que permite a uma pessoa trabalhar com maior eficácia e obter o nível de satisfação potencial mais elevado na vida”.
Conceito de Ambiente:
Henderson utilizou, para definir ambiente, o Webster’s New Collegiate Dictionary, de 1961. Neste, ambiente está definido como “o agregado de todas as condições e influencias externas que afectam a vida e o desenvolvimento de um organismo”.

Conceito de Cuidar:
É auxiliar a pessoa, doente ou saudável, na satisfação das necessidades humanas de manutenção de saúde, recuperação da doença ou de assistência para uma morte pacífica, que tem em conta uma série de factores como os princípios fisiológicos, a idade, os antecedentes culturais, o equilíbrio emocional e a capacidade física e intelectual.
Esta assistência é prestada quando a pessoa não consegue realizar as actividades por si só, devido à ausência de força, à falta de vontade e à falta de conhecimentos afim de conservar ou de restabelecer a sua independência na satisfação das necessidades humanas fundamentais.
Pressupõe a realização do tratamento prescrito pelo médico.
É encarado como uma acção que a enfermeira leva a cabo no desenvolvimento da sua função específica, actuando segundo critérios de ajuda segundo o nível de dependência identificado na pessoa.
É o aspecto central do trabalho, da função da enfermeira. É esta que inicia e controla e em que é dona da situação.
Cuidados preventivos – prevenção primária
Cuidados curativos – prevenção secundária
Cuidados de reabilitação – prevenção treceária.

Níveis de intervenção:
Prevenção primária – Manutenção e promoção da saúde e prevenção da doença
·         Objectivo:
- Sensibilizar os indivíduos para a importância da saúde
- Responsabilizar os indivíduos para a sua manutenção
- Informar os indivíduos dos perigos existentes, dos meios existentes para conservar um estado óptimo de bem-estar físico, emotivo e mental.

Conceito de Enfermagem:
Henderson definiu a enfermagem em termos funcionais. Afirmou que:
“A única função da enfermeira é assistir o indivíduo, doente ou saudável, no desempenho das actividades que contribuem para a saúde ou para a sua recuperação (ou para a morte pacifica) que executaria sem auxílio, caso tivesse força, a vontade e os conhecimentos necessários. E fazê-lo de modo a ajudá-lo a conseguir a independência tão rapidamente quanto possível”.

Conceito de Homeostasia:
É um estado de equilíbrio e de auto-regulação que se instala entre os distintos processos fisiológicos da pessoa. Este conceito aplica-se também aos aspectos psicofisiológicos.

Conceito de Independência:
Consiste em alcançar um nível aceitável de satisfação nas suas necessidades, por meio de acções apropriadas realizadas por si mesmo, sem ajuda de outra pessoa.

Conceito de Dependência:
Incapacidade do sujeito para adoptar comportamentos ou realizar por si: mesmo sem ajuda de outro, acções que lhe permitam alcançar um nível aceitável de satisfação das suas necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário