Nasce em 1924, em Ohio.
Filha de um pai agricultor e uma mãe que trabalha na quinta, desenvolve um
certo gosto pelo campo, onde a pobreza é maior, o que lhe permite adquirir
compaixão por pessoas com necessidades.
Completa a sua formação em enfermagem,
em 1947, na Peoples Hospital School of Nursing e muda-se para Los Angeles. Aqui,
trabalha em variados serviços de enfermagem, tais como a prestação direta de
cuidados e como enfermeira chefe, escolar e do trabalho. Envolve-se no ensino
clínico em diversas áreas como a médico cirúrgica, a doença transmissível e os cuidados
intensivos. Dado o seu interesse pelo comportamento humano, especializa-se em
saúde pública e psicologia na UCLA, concluindo em 1957 o seu bacharelato e mais
tarde ainda, em 1966, o mestrado em Saúde Mental. Tira o doutoramento em
psicologia clínica, em 1985.
Neuman torna-se pioneira da
enfermagem ao tornar a profissão abrangente à saúde mental, tendo desenvolvido
também um programa de saúde mental comunitária para enfermeiras ao nível do pós
mestrado.
Em 1970, concebe o modelo
por que é conhecida, Modelo de Sistemas, inicialmente desenvolvido para
integrar a compreensão dos alunos sobre as variáveis do cliente que expandem a
enfermagem para além do modelo médico, tendo-o publicado só em 1972.
Atualmente, Betty Neuman
exerce no privado, como terapeuta clínica do casamento e da família licenciada,
enfatizando o aconselhamento cristão. Lidera ainda um grupo de apoiantes do seu
modelo e é consultora internacional de escolas e agências da prátrica de
enfermagem que adotaram o seu modelo.
FONTES TEÓRICAS
Neuman concebeu o modelo
partindo de teorias seguras em vez de partir da investigação em enfermagem. Sintetiza
e engloba conhecimentos de diversas disciplinas e teorias filosóficas, bem como
a sua especialização em enfermagem de saúde mental. O seu modelo considera os
organismos vivos enquanto sistemas abertos e baseia-se na teoria geral dos
sistemas, que afirma que todos os elementos, organizados complexamente, estão
em interação.
O Modelo de Sistemas
apoia-se na teoria de Gestalt, que defende o conceito de homeostasia como sendo
o processo através do qual um organismo mantém o seu equilíbrio, ou seja, se
mantém saudável. Para isso, é preciso cada indivíduo satisfazer as suas
necessidades (processo de adaptação) pois estas podem perturbar a harmonia do
organismo, tornando-se um processo dinâmico e contínuo, por estar em constante
actualização. Uma vez quebrado este equilíbrio, surge a doença e,
consequentemente, a morte como falha da doença enquanto processo compensatório.
Betty Neuman baseou também o
seu modelo nas perspectivas de deChardin e Marx que sugerem que os padrões do
todo influenciam as propriedades das partes. Utilizou também a noção de stress, de Selye, como resposta não
específica do corpo a qualquer pedido que lhe seja feito, aumentando a
necessidade de reajustamento. Tensão esta causada por stressores, podendo ser estes positivos ou negativos.
Por fim, a teórica adapta
ainda o conceito de níveis de prevençao do modelo de Caplan, relacionando-os
com a enfermagem. Segundo Neuman, existem três níveis de prevenção: primária,
secundária e terciária. A primária envolve a redução da possibilidade do
organismo enfrentar o stressor, enquanto
a secundária e a terciária são utilizadas depois do confronto do organismo com
o stressor, sendo a secundária
responsável por minimizar o efeito do mesmo através do diagnóstico precoce e do
tratamento eficaz dos sintomas da doença e a terciária, responsável pela redução
dos seus efeitos residuais depois do tratamento.
CONCEITOS
Abordagem
da totalidade do cliente – O modelo de Neuman é uma abordagem de
sistemas dinâmica e aberta o cuidar do cliente que permite uma maior compreensão com cliente em interação
com ao ambiente. Enquanto sistema, o cliente pode ser considerado como pessoa,
família, grupo, comunidade ou assunto.
Totalidade
– O
cliente é visto como um todo, cujas partes estão em interação. São consideradas
todas as variáveis que afectam o sistema do cliente psicológico, fisiológico,
sociocultural, de desenvolvimento e espiritual.
Sistema
aberto – Caracterizado pelas trocas de energia de informação
dentro da sua complexa organização, cujos componentes básicos são o stress e a reacção do organismo ao mesmo.
Ambiente
– Engloba
as forças externas e internas que afetam e são afetadas pelo cliente.
Negentropia
– Processo
de utilização de energia para progressão no sentido da estabilidade e
bem-estar.
Entropia
– Processo
oposto à negentropia em que ocorre um esgotamento de energia, deslocando o
sistema para a doença ou possível morte.
Stressores
– Estímulos
produtores de tensão. Podem ser inter, intra ou extrapessoais.
Bem-estar
– Ocorre
quando todas as partes do cliente funcionam em harmonia.
Doença
– Resultado
na não satisfação das necessidades do sistema, ocorrendo desarmonia entre as
partes do mesmo.
Linha
de defesa normal – Representa um estado de estabilidade para o
organismo e funciona como padrão, permitindo detectar os desvios do habitual
bem-estar.
Linha
de defesa flexível – Dinâmica e passível de se alterar num curto
espaço de tempo, é caracterizada por ter a função de proteção para impedir o
avanço dos stressores para além da
linha de defesa normal.
Linhas
de resistência – Representam os factores de recurso que ajudam
o cliente a enfrentar um stressor.
PRESSUPOSTOS
Enfermagem
– Betty
Neuman acredita que a enfermagem se refere à totalidade da pessoa, é “uma
profissão única na medida em que está relacionada com todas as variáveis que
afetam a resposta do indivíduo ao stress”.
Pessoa
– O
modelo de Neuman encara a pessoa enquanto cliente que pode ser considerado como
indivíduo, família, grupo, comunidade ou questão-social. O sistema do cliente é
dinâmico e está em constante mutação, possuindo inter-relações entre factores
fisiológicos, psicológicos, socio-culturais, espirituaise de desenvolvimento.
Saúde
– Segundo
Neuman, “o bem-estar ou a estabilidade optimal indica que as necessidades do sistema total estão a ser
satsfeitas. Um reduzido estado de bem-estar é o resultado da não satisfação das
necessidades do sistema. O cliente encontra-se numa dinâmica quer de bem-estar,
quer de mal-estar, numa qualquer altura”, ou seja, a teórica vê a saúde como
uma ligação do equilibrio ao desiquilibrio estando em constante alteração.
Ambiente – Um dos fenómenos básicos do Modelo de Sistemas,
juntamente com a pessoa, mantendo ambos uma relação recíproca entre eles. O
ambiente é definido como “todos os factores internos e externos que rodeiam ou
interagem com a pessoa”, sendo o stressor
um conceito importante para este pressuposto. Betty identifica três ambientes: interno, intrapessoal contendo todas as
interações dentro do cliente; externo,
interpessoal e extrapessoal com todas as interações que ocorrem fora do
indivíduo; criado, inconscientemente
criado e desenvolvido pelo cliente para lidar com a ameaça do stressor.
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